quarta-feira, 19 de março de 2014

(hashtag) 365empreendedoras e Plano Feminino


Não canso de me surpreender com o desenrolar da vida. Por causa de duas indicações para aula, conheci a Viviane Duarte, dona e idealizadora do Plano Feminino, um portal sobre empreendedorismo feminino. Fizemos uma reunião para que eu apresentasse o trabalho da minha empresa, a Evolve Languages. A Vivi queria aulas, e eu estava lá pra falar sobre isso. Apresentei meu trabalho, e desandamos a conversar. Contei a ela como o negócio funciona, como eu cuido de tudo sozinha, como desenvolvi a filosofia de ensino, e por aí vai. Conversa boa!

Umas semanas depois, a Vivi me contatou com uma proposta muito, muito legal. Irrecusável. Ela tem um projeto chamado #365empreendedoras, onde mulheres que abriram seu próprio negócio, na garra mesmo, falam um pouco a respeito. E eu seria parte desse projeto. Tomei na hora, claro! E saí do encontro me dando uns beliscões pra ver se era mesmo verdade.

Pode parecer pouco. Mas não para mim. Eu realmente quase perdi tudo duas vezes, e foi bem difícil levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Ainda estou dando essa volta, na verdade. Durante muito tempo eu relutei em me chamar de empresária ou empreendedora. Na verdade, meu marido e algumas pessoas próximas foi que me disseram "então, sabia que você é uma mulher empreendedora?". Não, sou só uma professora com um micro-negócio, só isso.

Achava que precisava melhorar muita coisa antes de divulgar minha empresa. Não tenho nem escritório fixo ainda. E meus tutores do CELTA (certificação de professora da Cambridge University), será que vão achar que faço um bom trabalho? Passei alguns anos só pensando "um dia eu divulgo, ainda não estou pronta". Até que ele, sempre ele, meu marido, me deu uma chamada séria. "Camila, você TEM que aprender a se vender. Você depende disso".

Não sou louca ególatra, então tudo pra mim tem um limite. Mas eu aprendi, na marra, a vender o meu trabalho, a me impor, a mostrar que o trabalho que fazemos é sim um trabalho legal. E por causa dessa mudança de postura, eu consegui novos clientes. E por causa dessa mudança de postura, a Viviane achou meu trabalho diferente, legal, e me chamou para ser uma das 365 empreendedoras. Desde ontem eu estou que não caibo em mim de felicidade. A empresa é micro, mas é minha. Fui eu que construí a reputação boa que ela tem. Fui eu quem organizou a filosofia de ensino. Acho que posso, pelo menos por um tempinho, ficar orgulhosa de mim. Não posso?

A matéria você lê aqui.

---

Depois eu posto aqui a entrevista toda, que eu respondi. A Vivi colocou só algumas partes, pra ficar mais conciso (eu falo demais e escrevo demais), mas eu acho que a entrevista ficou bacana! :)

---

Eu fiquei meio sem graça com isso de "venceu um câncer". Essa parte d'eu ter ficado doente foi uma parte bem pequena da entrevista. Eu sei o que eu passei, mas sempre acho que quem teve que fazer quimioterapia, por exemplo, é que realmente superou a doença. Eu passei por um câncer, mas superação mesmo é do pessoal que passa por cirurgias maiores, que passa meses em tratamento. Uma amiga minha teve câncer de mama no ano passado, e foi difícil. Tudo foi difícil. Mas como dizem por aí, cada um sabe onde seu calo aperta, e o meu Voldemort, que foi Voldemortzinho, foi ruim também. Acho que a superação maior ali foi superar aquele ano maledeto, onde o câncer foi só a cereja de merda do bolo de chorume.

---

Sempre acharei que a minha maior superação de vida foi a história do meu pai. Foi lidar com tudo aquilo e ainda continuar uma pessoa sã e que consegue se relacionar com as pessoas. Mas isso eu não ia falar na entrevista, né. Essa história eu deixo pra um livro que algum dia eu escreverei.

2 comentários:

Thais Miguele disse...

Eu li a reportagem assim que vi lá no feice. Eu sou fã, você sabe. E agora quero autografo. Sem demagogias... você tinha alguma dúvida de que é uma vencedora? Faça-me o favor, eu nem te conheço ao vivo, e só de ler seu blog, eu já sabia. Já indiquei a página do feice prum povo. Minha chefa curtiu. E quando eu conhecer mais gente em SP, depois que eu fizer minha network, quem sabe eu consigo alguns bons contatos.

David disse...

Camis, se você não conhece o EMPRETEC do SEBRAE, sugiro a você que faça. Vale muito a pena!

Procure se informar com o Sebrae mais próximo aí da sua casa e faça! É um curso de 6 dias desenvolvido pela ONU que vai te ajudar a desenvolver e potencializar comportamentos empreendedores. Todo mundo que tem empresa DEVE fazer esse curso.

Beijão!