segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Analfabetismo funcional: não trabalhamos

Ontem, nem sei como, eu cheguei à uma comunidade do orkut chamada "Eu não sou fã de Jack Johnson". Vejam: o título da comunidade fala apenas que quem está lá não é fã de JJ. Não ofende o cantor. E nem quem gosta dele. Na descrição da mesma, a primeira coisa escrita é:

"Atenção! Esta não é uma comunidade de ódio ao cantor surfista."

Ou seja: está mais do que claro e cristalino que o problema da comunidade não é o Jack Johnson em si. Logo depois, a explicação sobre o que é, na opinião do criador da comunidade, "ser fã do Jack Johnson":

"O fã de Jack Johnson na nossa definição é aquele cara que:

-Não tem gosto musical definido, diz que é eclético e gosta de tudo menos pagode e sertanejo
-Aluga filme repetido sem querer e só percebe depois de meia hora assistindo"

E por aí vão as explicações. Quem quiser conferir, o link é este.

Eu não sou fã do Jack Johnson, acho as músicas dele todas meio parecidas. Não odeio o que ele canta, acho que rola ouvir uma música ou outra e, geralmente, meus alunos gostam de ouví-lo porque não é tão difícil de entender. Ou seja, eu ouço Jack Johnson vez ou outra, nem que seja em aula. Achei a comunidade engraçadinha, mas, apesar de não ser fã do cara, não entrei. Preferia entrar numa comunidade que falasse "Não sou fã do Humberto Gessinger" ou "Fãs xiitas do Legião Urbana ou do Raul Seixas são muitos chatos". Porque eu os acho bem chatos. Chatos pra caralho, pra ser bem clara.

Mas aí, vendo que a comunidade se dispunha a demonstrar o não apreço por um cantor, eu tive a certeza que várias pessoas não entenderiam o porpósito da comunidade e atacariam as pessoas que fazem parte dela. Eu estava certíssima. O primeiro tópico é intitulado "que bosta que vcs são". A menina que o iniciou, excelente em argumentação e compreensão de texto, disse o seguinte:

"que bosta que vocês sãoo vocês que fizeram,que postaram,e que estão fazendo o diabo a quatro nessa RIDÍCULA comunidade.SÃO TÃO IDIOTAS E DESOCUPADOS ASSIM? devem ter muito tempo pra discutir sobre a vida de uma pessoa.bando de desocupados.porque cada um não se olha primeiro.. faria muito bem, ou talvez não né? porque pelo jeito alguns são tão vazios que nem bem iria fazer, seria em vão .com toda ação há uma reação,não é? BANDO DE RIDÍCULOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS!!"

E aí eu pergunto: os criadores da comunidade ofenderam o Jack Johnson? Não. Foram ofensivos às músicas ou ao trabalho do cantor? Não. Apenas criaram uma definição sobre o padrão de comportamento dos fãs do cara. Só isso. Não estou defendendo os caras da comunidade, vejam bem: MEU PONTO NÃO É ESSE.

Meu ponto é que eu fico impressionada em como as pessoas não sabem ler. Elas leem e não absorvem o que leram. Simplesmente pegam o geral daquilo que elas acham que leram e saem vomitando ofensas por aí. Tudo porque a carapuça do que leram serviu nelas de alguma maneira e elas acham que têm que "revidar" essa grande ofensa. Eu tive a falta do que fazer de ler outros tópicos. Há fãs de JJ levando na boa. Há fãs de JJ discordando dos caras, numa boa. Sem ofender. O problema NÃO É discordar. Acho legal que discordem de mim, isso promove discussão e reflexão. Mas acho péssimo quem o faz de maneira mal-educada. Eu falo palavrões. Mas eu sou bastante educada. Apesar de muitas pessoas não entenderem, uma coisa não tem a ver com a outra.

O mundo está ficando chato pra caralho. As pessoas estão cada vez mais limitadas. Mais xiitas. Cara, E DAÍ que fulano não é fã do seu cantor favorito? No que isso vai mudar sua vida? Com certeza você não é fã de alguém, e aí, as pessoas que são fãs desse alguém devem se sentir ofendidas com isso? O politicamente correto xiita é CHATO. É burro. Agora tudo é "não podemos julgar". Mas que inferno que é isso! Eu posso SIM fazer a consideração que eu quiser sobre o que for. E se eu for pro inferno por causa disso, pelo simples fato de conseguir usar meu cérebro, irei pro inferno feliz. Eu não creio num mundo onde haja a necessidade descomunal de se medir palavras, porque senão chega essa ou aquela pessoa, da Liga dos Chatos Relacionados Àquele Assunto e enchem o saco da pessoa que simplesmente discorda deles.

Acho que o mundo seria mais legal se as pessoas lessem mais, pensassem mais, tivessem mais noção e fossem mais educadinhas. Aliás, acho que vou fazer isso. Eu vou montar uma banquinha na Praça da Sé pra mostrar pras pessoas que é possível ter bom senso. Não requer formação em faculdade alguma, não requer especialização acadêmica. É simples. É só tentar.


ps: e quem quiser DISCORDAR de mim que o faça de maneira educada. Xingamentos não serão mais tolerados. Grata.


13 comentários:

lilla disse...

rindo muito imaginando a fia, alucinada, gritando "BANDO DE RIDÍCULOOOOOOOOOS"

se ela gosta tanto de jack johnson, porque não abre uma barraquinha DU SURF BROW na praça da sé, né?

Unknown disse...

Todo fã xiita enche o saco. Eu sou fã de Legião Urbana e Engenheiros, mas confesso que não é com todo fã deles que dá pra ter uma conversa produtiva. Fãs do Nirvana então... eu fujo e muito!!!!!

Conheci seu blog há pouco tempo pelo VNF? e achei muito bom. É a primeira vez q comento pq na outra vez que eu li o barraco tava descendo solto e eu nem quis entrar no meio!
=)abçs

Paulo Gallian disse...

O problema da internet é que ela expõe todas as chatices pra todo mundo. No mundo real, se tem uma pessoa chata incomodando vc e mais meia dúzia, vc sai de perto. Hehehe

Bjos, Cami, saudades das conversas ;-)

Caco disse...

A sutilíssima alfinetada retomando o tema do banco na praça da Sé foi nota dez. ;-)

Concordo com o que vc aponta nesse texto. Acho que as pessoas ficam passionais demais quando defendem algo que gostam. E esquecem as maravilhas de uma argumentação racional e bem embasada.

bjs
CACO

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paloma disse...

onde é que eu assino embaixo???

Srta.T disse...

Pois eu achoooooo o Jack Johnsoooooooon um chatooooooooooooooo do caralhoooooooooooooo. Pronto. Bem cheio de vogal, pras miguxinhas entenderem.

*****Aninha***** disse...

O melhor é "Eu odeio gente ecletica" kkkkkkkk
Me divirto com os ironia-less que aparecem....
É por isso que tem povo que tá 5 anos no cursinho pra tentar biblioteconomia???? kkkkkkkk foi o que eu suspeitava!

Loo disse...

no meu blog, em 2003 (estou esperando alguém vir me chamar de arrogante e me fazer de superior pq tenho blog há 8 anos), eu assinava como "kitsh, (alguma coisa que não lembro) e politicamente incorreto"

EU ODEIO gente politicamente correta, EU ODEIO não poder ofender minorias, EU ODEIO gente recatada, EU ODEIO quem tem problema com palavrão

(ok, passou)

Carol disse...

Camilets,

Não li este post do jack johnson. To lendo o bafão sobre os blogs chatos de maquiagem. To chorando de rir. STOP HAMMERTIME!
HAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHHAHAH

Ai, só vc.

Ja volto.

(caraleos, 82 comentários. hahahahahaahah)

Anônimo disse...

Verdade... faço parte de umas comunidades e às vezes alguns membros colegas me dão vergonha alheia, sobretudo em se tratando de música (e faço parte de umas 10 pelo menos), ou seja, pra alguns colegas estimados, aqueles que não gostam de AC/DC, Black Sabbath, Iron Maiden, Oasis são automaticamente rebaixados à condição de idiotas... sad but true!! E não adianta fulano ir com a maior boa educação expôr o argumento mais coerente do universo (que para as pessoas que vivem em Estados democráticos de direito é o de que somos todos livres para gostar ou desgostar de algo), que tudo o que os fundamentalistas entendem é: "vocês são uns porcos, motherfuckers". Que fazer? Sei lá, quem souber me informe, por que também ando bem desgastada.

Kéla disse...

Acabei de conhecer seu blog através do blog do Caco e estou gostando muito da forma como você escreve. Muito bacana. (Sim, eu falo "bacana" rsrsr)

Falando especificamente sobre esse post, gostei da forma como você descreveu o modo totalmente inadequado e desnecessário como uma grande parte das pessoas reage a pontos de vista diferentes. Inclusive uma vez já postei algo sobre isso no meu blog.

Não há necessidade de nos agredirmos tanto, ainda que verbalmente....

Será que algum dia as pessoas vão respeitar a opinião umas das outras? I hope so...

Parabéns pelo blog

Livia Ferreira disse...

O que eu acho extremamente preocupante não é nem o modo inadequado com que as pessoas reagem quando alguém discorda da opinião delas, como a menina que xingou quem não era fã de JJ (apesar de isso ser sério, também). O que me preocupa e, sinceramente, chega a me apavorar é que as pessoas NÃO LEEM hoje em dia. Não têm mais paciência, ou tempo, ou seja lá o que for... Como você colocou muito bem, não sabem interpretar mais nada, fazem uma "leitura diagonal", juntam com o que elas acham que entendem do assunto e pronto, daí tiram conclusões, daí respondem, daí ofendem (ou elogiam, não importa), e que ninguém mais tem tempo de ler as coisas com calma, interpretar, considerar o que a pessoa está dizendo e aí sim emitir uma reação. Se isso ocorresse apenas no orkut e blogs, menos mal, mas a maioria das pessoas faz isso em tudo na vida. Ô dó.