domingo, 29 de novembro de 2009

Comer um bang

"Bang" é o novo "bregueti". Ou "breguets". Não sei como se escreve, essa palavra não consta em nossos dicionários, mas certamente consta na memória de muita gente da minha idade que mora ou morou em São Paulo. "Bregueti" é o mesmo que "coisa" e, atualmente, se você é xóvem, além de falar "véi", "brisa", "fiquei brisando" e "suave", você também fala "bang". Fiquei sabendo disso através de meu irmão, um xóvem de 19 anos que, de cada 10 palavras, 4 são "bang", 2 são "véi" e as outras 4 são interjeições e, vez ou outra, algum verbo que faça sentido. Para entender o que meu irmão fala, é essencial saber o que é "bang".

Outro dia ele estava assistindo um video ao vivo de uma menina que falava sem parar, e ele rindo. Perguntei: quem é essa aí?

- Essa é mina do rolê. O bang com ela é nervoso.

Lógico que não entendi.

Eu: - Fale a minha língua, por favor.
Ele: - Ué, ela é a mina que pega os caras foda dos rolês.
Eu: - Ela é popular? É biscate? Que rolês?
Ele: - Mais ou menos. Ela é linda, então o bang é nervoso. E ela pega os caras de banda. Aquelas bandas que você odeia e eu gosto. E os rolês são as festas, as saídas, rolê. Entendeu?

Entendi. Entendi que estou ficando velha. Porque quando você, que já usou algumas gírias "de rua", começa a implicar com as gírias dos xóvens, é porque, definitivamente, a idade bate à sua porta.

E, claro, eu entendi que meu irmão é foda que pega a mina do rolê porque o bang dele é nervoso.

4 comentários:

simone disse...

meodeos. bang pra mim é o "troço tipo veja" que eu uso pra limpar banheiro, cozinha, chão, janelas e se duvidar até lavar a louça, dependendo do tanto de manteiga e fritura.

fl disse...

Bregueti (tb não sei como escreve) tb se usou aqui no Rio, como "coisa", mas não foi muito popular não (pelo menos foi assim que ficou na memória, de alguém cuja idade não só já bateu na porta há muito tempo, como já tá pedindo licença pra se retirar - e que ainda usa "cuja").

Camila disse...

ahhh eu gosto de "breguete"....

Caco disse...

hahahaha
adorei!
eu super já não consigo me comunicar com pessoas com dez anos a menos de mim.
meu bang não é nervoso - é caquético.