terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mudança



Eu já fiz mudança de casa algumas vezes, mas nunca sem minha mãe organizando tudo. Dessa vez eu tenho que empacotar minhas coisas, algo que eu sempre fiz, mas terei também que organizar a logística das caixas. Ainda nem comecei a ensacar roupas e empacotar livros e documentos e a mudança já é sábado. Palmas para mim!

Por isso, venho aqui pedir ajuda a vocês. Vocês que certamente já saíram de baixo da asa da mãe há mais tempo e já fizeram mudanças: alguma dicas? Muitas dicas? Ajudem esse casal prestes a realizar o sonho do apartamento alugado!

10 comentários:

Anônimo disse...

Chu,

eu não sou fã de mudanças, mas já fiz algumas e aprendi um pouco, acho.
Quanto à organização das caixas, uma dica que eu tenho é: separe os itens de acordo com o destino, não a origem. Explico: uma vez eu encaixotei tudo da cozinha em poucas caixas, mas no apartamento pra onde eu ia não teria como guardar tudo na cozinha de imediato, eu tinha que providenciar armários ainda, e foi terrível ter que abrir as caixas pra tentar achar as coisas mais prioritárias que eu já podia guardar, outras tive que manter em caixa por um tempo, então foi chato ter que refazer a arrumação dessas caixas depois da mudança. Se o apê pra onde vc vai realmente já comporta tudo o que vc tem, então a simples separação por cômodos da casa já basta. Também usei panos de prato pra ajudar na proteção das louças, comprei um rolo de plástico bolha (mais barato do que comprar a metro) em uma loja especializada em descartáveis que fica em Pinheiros, perto da Fnac, e foi a melhor coisa que eu fiz. Protegi super bem meus móveis e eletrodomésticos com ele. As roupas de cama e banho eu coloquei em sacolas bem grandes (tamanho que cabe um edredom), que também comprei nessa loja, e fui marcando tudo com caneta permanente pra saber o que era em cada uma. A maioria das minhas roupas coube nas minhas malas, então pouca coisa foi em sacolas.
Mas também separe de acordo com os cômodos ou armários de destino, facilita na hora de guardar!

Bom, boa sorte pra vc na sua mudança! Pé direito na casa nova, hein?

Beijo, Pri

Letícia Simoni Junqueira disse...

Quando fui morar longe da minha mãe, instituiu-se o Festival Anual da Mudança. Todo ano eu mudava de apartamento. O que eu aprendi: faça uma mala com um pouco de cada roupa pra você não ter que fuçar em caixas a cada vez que se vestir. Assim como deixe à mão um jogo de lençol e um de toalhas. Na cozinha, dá pra montar uma caixa de emergência com pó de café/filtro/suporte, 2 xícaras, 2 pratos e 2 jogos de talheres. Acredite, isso pode salvar sua vida quando você acordar no dia seguinte e olhar aquela zona.

E o que não pode ser esquecido nunca: jamais use caixas grandes pra botar os livros - é impossível tirá-las do chão depois!

Boa sorte! ;D

Beolina disse...

Eu já fiz muuuitas mudanças e a mais recente foi pra morar junto com o atual marido. Além de dicas básicas e importantes para mudanças genéricas é bom vc se ligar nas dicas específicas para quem está se casando. Primeiro: leve só o ESTRITAMENTE necessário. Sério, depois que já tiverem se mudado vocês vão querer comprar coisinhas novas juntos e é bom ter espaço pra elas.
2o.: Não compre nada de eletrodomésticos e demais utilidades domésticas antes do casamento. As pessoas fazem questão de dar presentes, mesmo os que não estão na lista, mesmo os que você não queria, mesmo os que você já tem!
3o.: Não tenha vergonha de fazer uma lista de presentes. Com certeza seus amigos vão querer lhe presentear e eles ficam impacientes e frustrados se você não diz o que quer. Eu fiquei com vergonha de fazer e só mudei de ideia depois de ouvir várias reclamações do tipo "mas eu QUERO dar um presente! é obrigação dos amigos ajudar no começo da vida do casal".
Espero ter ajudado!

Beijos e boa sorte.

Kelli Machado disse...

Que legal! Já está chegando o grande dia :) Iupi! O que eu achei mais legal foi ver a casa ganhando a nossa cara conforme conseguiamos desempacotar as coisas. Acho que nessa primeira mudança vc levará basicamente roupas e objetos pessoais, ne? Ainda não há móveis e tal. A gente usou malas de viagens para carregar praticamente tudo. Mas assim, como moramos fora, nossas malas e as malas de todos os amigos que temos (e pegamos emprestadas) por aqui sao gigantes.
Uma sessão de desapego tbém é bacana. Como eu vinha para POrtugal, tudo o que era roupa e sapatos que eu nao trouxe comigo, doei. Na casa da minha mãe ainda ficaram livros (a cada visita eu trago alguns), diários e outras tranqueiras com apego emocional...
Tenho certeza que essa mudança ainda vai render varios posts. Fico aqui ansiosa para le-los, para que corra tudo bem e que o casamento seja uma super experiencia para vcs dois. Bjos!

Momento Descontrol disse...

Olha, apesar de estar escolada em mudanças (4, nos últimos 3 anos), acho que ainda não aprendi muito porque é sempre um caos. A dica de separar uma malinha com roupas pra primeira semana é ótima, porque realmente dá vontade de morrer querer vestir algo e não achar. Nunca é demais lembrar que escrever nas caixas para qual cômodo elas irão é fundamental. Livros são um pesadelo. Pesam, ocupam espaço, precisam ser limpos... Como vc vai morar na mesma cidade que sua mãe, eu os pegaria aos poucos. Isso vc já deve ter feito, mas fica a dica por desencargo: faxine o apartamento antes da mudança chegar, se possível pregue o que precisar ser pregado (com furadeira) antes tbm, porque suja tudo, fica um pó nojento, e depois que vc coloca os móveis esse pó não sai nunca mais. Leve sacolas pros lixos de banheiro e pia, tenha à mão os telefones de deliverys (nos primeiros dias será quase impossível cozinhar) e alguns copos plásticos + garrafa de água.
Espero ter ajudado um pouquinho, nova vizinha! Tudo de bom pra vcs.

Srta.T disse...

Um comentário assim, bem rapidinho: escreva nas caixas o que tem ou o destino delas, dependendo de como você vai arrumá-las. Ajuda muito!

Se precisar de ajuda, liga aqui. Tô escolada em mudança já. Beijo!

Danielle Vieira disse...

Oi?!
De quem já morou por aí durante uns 15 anos e mudava de casa/cidade a cada 3... 4 anos:
Caso vc vá fazer tudo sozinha e deixar só os móveis para serem levados por uma empresa especializada, guarde suas roupas em sacolas e malas de viagem, as de cabide, deixe ali mesmo, vc pode forrar o porta malas do carro e colocar lá tudo e ir transferindo aos poucos qdo chegar no novo lar.
Empacote todo o seu quarto, use caixas de sapato vazias para pequenos objetos e vá identificando toda e qq caixa; além de passar uma fita adesiva para fechar;
Depois vá para a sala, se guardar livros, DVDs e CDs lá, tente fazer uma caixa para cada e as identifique. Objetos q quebrem, devem estar tudo embrulhados em jornal ou plástico bolha.
Na cozinha - tudo super embrulhado, jornal e plástico bolha tb. Alimentos fechados podem ser carregados como trazemos do supermercado. Alimentos abertos, melhor doar, a não ser que seja bolacha ou comidinhas secas, daí é bom vc levar junto pra hora q bater a fome qdo estiver arrumando a mudança na casa nova. O mesmo serve para os produtos de lavanderia.
Qdo chegar na nova casa, comece sempre pelo seu quarto, pois é ali q vc vai descansar e poder se arrumar, caso no dia seguinte já tenha que trabalhar.
Depois parta para a cozinha, vc precisa comer. A partir daí as coisas vão sendo organizadas conforme o seu tempo.
É isso aí, boa mudança!

Marissa Rangel-Biddle disse...

Oi, eu me mudei do Brasil para os EUA. Eu contei com a ajuda do marido para encaixotar. A Sealing Tape Scotch e um bom canetão para escrever nas caixas ajuda que é uma beleza. Nunca substime os jornais velhos - enrole o que for de vidro ou frágil neles antes de encaixotar. Aproveite para faxinar e tirar fora o que vc não quer mais. Não leve entulhos para sua casa nova. Vc tem amig@s para chamar para uma tarde de conversinha e empacotamento? Ajuda. O resto é paciência. Coloque numa malinha ou caixa dessas tipo cesta de usar em lavanderia as coias que vc não pode empacotar ainda e usa o tempo todo.

Vai tudo dar certo.

Madureira disse...

Blé, TODAS as minhas dicas foram dadas! Aliás, a junção desses comentários forma um excelente guia de mudanças! Minha dica é o momento solene da inauguração. Dele só pode participar quem for morar na casa nova. Tem que ter algo que se goste muito de comer e algo que se goste ainda mais de beber. Depois de todas as caixas amontoadas mais ou menos no lugar, quando der aquela canseira de "eba, vou dormir", é jogar o descanso uns minutinhos pra frente e celebrar.

Tahiná disse...

Eu fiz mudança 3 vezes desde que saí da casa dos meus pais, sem contar com a chegada na primeira casa aqui em Floripa. A logística das caixas é sempre um problema mesmo... Lá pros últimos momentos da mudança eu começo a jogar tudo fora, com preguiça de pensar em que caixa vai. hehehe