terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Fui ontem à perfumaria Sumirê da Teodoro. A Sumirê tem muitos produtinhos em conta - isso é bom. A Sumirê tem vendedoras comissionadas que empurram mercadoria nos clientes - isso é péssimo. Eu queria comprar shampoo para mim e para meu marido. E, sem falsa modéstia, eu entendo de shampoo. Eu sempre li a respeito, bem antes da época de blogs de beleza. Com o boom dos blogs, melhor ainda - continuei lendo e conheci mais produtos ainda. Já testei muitos e muitos shampoos e sei o que funciona em minha madeixas. Não adianta vir me empurrar marca X, não vai rolar - eu sei o que eu quero. Mas, assim como em papelarias, eu posso passar horas numa perfumaria, vendo rótulos, cheirando produtos... Isso dá às vendedoras a impressão de que sou perdida. Pois bem. Ontem vendedora em idade avançada vem me atender:

- Bem, posso te ajudar?

Não, não pode. Respondi isso: "Não, pode deixar, eu já sei o que quero".

- Mas você conhece os produtos Acquaflora?

Cara, conheço. Usei e deixou meu capelón um horror. Conheço meninas que usam e gostam - eu não gosto. Assim como conheço meninas cujos cabelos ficam lindos com Niely Gold - os meus não ficam. Meus cabelos gostam de Seda (!!!) e Ecologie.

Respondi que sim, conheço a marca. E não, não gosto. Deixou meus cabelos feios.

A vendedora se sentiu ultrajada. Como se eu tivesse dito que a neta dela tem cara de mamão ou coisa assim. E solta a frase matadora:

- Ah, mas se seus cabelos não ficaram bons, é porque você não sabe lavar direito. Você não usou o produto direito, porque Acquaflora é maravilhosa.

AMIGUINIA, eu sei lavar os cabelos, sempre soube. Depois de ler as dicas da Paola, então, nem se fala. Meus cabelos nunca estiveram tão ótimos - graças à lavagem com o tipo certo de shampoo.

Olho pros cabelos espigaçados da vendedora. Gatam, não rola vir me falar de produto maravilhoso se seu cabelo tá no estilo choupana. Respondo, tranquilamente:

- Ué, mas alguns produtos são bons prumas pessoas e ruins pra outras. Pra mim, não funcionou, que bom que funcionou pra você.

Peguei meu shampoo Ecologie e rumei ao caixa. Não sem antes agradecer à vendedora MALA pela atenção - porque sou educada.

Foi aí que a vendedora VIROU A CARA PRA MIM. E as outras vendedoras deram risadinhas.

Véia vira a cara pra cliente, vendedoras apóiam.

Aí está um ótimo exemplo de staff bem treinado e pronto pra atender diretamente o cliente.

Sumirê, não voltarei aí jamais. Mesmo porque a Perfumaria 2000 é maior e mais perto de casa, beijos.

10 comentários:

Nubia de Oliveira disse...

olha, passei por isso várias vezes. Uma vez distraida acabei sendo levada a comprar uma máscara desconhecida muito ruim com preço de ecologie (que eu adoro tudo) e que não resolveu o meu problema. Ela ainda se sentiu ofendida porque na hora do finalizador, levei de outra marca.
Semana passada entrei em uma perfumaria perto de casa que sempre compro muitas coisas lá e uma vendedora tentou me empurrar um produto que não resolvia o meu problema. Aí peguei outro e ela ficou com cara fechada pra mim... já comprei outras coisas que ela me indicou e não gostei de nada, está tudo ocupando espaço no banheiro. Sem falar que ela veio tentar me empurrar tratamento de pele falando mal do meu rosto e make vagabunda sendo que ela nem sabe se maquiar e o cabelo está pior que o meu!
Isso acontece demais nas lojas da Contem 1g também... comprei duas sombras que nunca usei porque não gosto da cor e um batom horrível porque não tive paz pra experimentar os produtos.

Dei um basta nisso! agora já dispenso ajuda logo de cara e ainda faço cara feia se vier me encher o saco... não dá pra confiar! uma pena

Juliana Eliezer (Joo) disse...

Chu, na Sumirê da Al Barros ninguém me incomodou não! Acho que é porque é tão pequena que se entrarem as vendedoras comissionadas, os clientes têm que sair!!!

Perfumaria 2000 é legal?

Rena disse...

Ai, nada pior do que vendedora no seu pé querendo te empurrar produto! Na sumirê eu faço cara de cu e nem dou confiança pras vendedoras! Mas eu confesso que frequento mais a 2000 mesmo! Lá que compro os batons Duda Molinos :-)

Nega vc viu esse post? já que vc curte ler embalagem de shampoo

http://loucaporcosmeticos.blogspot.com/2011/02/oleo-mineral-e-seus-maleficios.html

Bjs

Caru disse...

meu cabelos gostam MUITO de seda. e kerastase é o mesmo que ficar um mês sem lavar, dá até nojo.

sorte dos nossos bolsos.

Jenna Rink disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jenna Rink disse...

Te dizer que sou uma garota educada mas se uma vendedora virasse a cara e eu ainda visse as vendedoras dando risadinhas, devolveria o produto na prateleira, xingaria ela inteira e iria embora.

Porque tem gente que merece descermos o barraco.

Unknown disse...

Olá!
Aqui é a Priscila e eu sou da Sumirê Pinheiros.
Me mandaram o seu link e eu vim conferir...
Peço desculpas pelo modo que você foi tratada aqui na loja! Algumas meninas são novas e ainda estão em fase de experiência, mas sei que você não tem nada a ver com isso...
Bom... se você ainda estiver aberta, te convido à voltar aqui na loja, conversamos direitinho e quem sabe nos entendemos...
Mil desculpas, mais uma vez...

Beijos,
Priscila.

Camila disse...

Oi Priscila,

Obrigada pela sua resposta. Não esperava que alguém da Sumirê fosse me contatar.

Se algum dia eu passar na loja, pedirei para falar contigo. Mas, desde já, fica o meu pedido: invistam MESMO em treinamento de funcionários. A Sumirê de Pinheiros é grande e, apesar de ficar numa rua popular, tem um público bastante diversificado. Não é todo mundo que gosta de alguém dando palpite. E garanto que, independente do público, ninguém gosta de vendedora mal-educada e rancorosa.

Obrigada mais uma vez pela atenção,

Camila.

Unknown disse...

adorei seu post, eu sou muito dãm nem presto atenção se alguem tá tentando me empurar alguma coisa, mas sei que isso existe e deve ser deve um saco. aproveito para parabenizar pelo blog é muito bacana, as postagem são inteligentes e fazem parte de nosso cotidiano. abraço

Kel disse...

Acho que pra vendas a pessoa tem que ter talento, infelizmente vendedor bom é peça rara...
São omissos ou pegajosos demais...
Ninguém merece ter que ficar recusando produto, sei que o trabalho deles é oferecer mas depois do primeiro "NÃO" poderiam sorrir e se afastar educadamente. Simples e sem constrangimento!