segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sapo

Essa noite sonhei que via dois sapos no quarto onde eu iria dormir. Não era o meu quarto atual. Um dos sapos era verde limão com as costas vermelhas. E aí esse sapo resolveu pular no meu rosto. Eu tenho horror a sapos. Sempre acho que eles vão... pular no meu rosto. Acho que sapos são gosmentos, tenho nojo. Por curiosidade, googlei "sonho sapo". Vários resultados, vários deles estapafúrdios. E contraditórios:

SAPO
Vê-lo- intrigas perigosas; calúnias que envolverão um parente querido. Pegá-lo- problemas de saúde afetarão o bom andamento de sua vida; cuide mais do seu sistema nervoso.

Sonhar com Sapo significa...

... vitória sobre inimigos. Pode realizar em breve um velho sonho.

Então eu posso ter problemas de saúde mas também realizar um velho sonho em breve. Fico com a segunda opção, sempre. E, no meio de vários significados repetidos e malucos (valeu, Yahoo Respostas!) eu achei esse aqui. Hors-concours:

Sonhar com sapos quer dizer que tenta esconder sua verdadeira identidade e caráter. Deve ter mais confiança em se mesmo e deixar do que sua beleza interior se veja. Se mata a um sapo em seu sonho significa que receberá alguma crítica por uma iniciativa que acaba de levar a cabo.

Tenha confiança em SE mesmo. Faça com que sua beleza interior se veja (????). Essa é a dica do sapo!


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ai, que pregzzzzzzzzzzzzzzzzz

Lista de coisas, pessoas, declarações que são nada mais nada menos que sonífero para mim:

- Nova promessa da MPBzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

- Isso é Brasil, esse país lindo, com gente cheia de garrazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

- O POVO BRASILEIRO, sempre felizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

- Maria Gadu, cantora maravilhosazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz Shimbalaiêzzzzzzzzzzzzzzzzzz Parece Cássia Ellerzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

- Fulana está sempre sorrindo, nunca está de mau humorzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

- Beltrano é tão ALTO-ASTRALzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

- Ai, eu sou tão DE BEM COM A VIDAzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

- "Escalopinho temperado com aroma de framboesas e molhinho rotizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz"

- Isso é do bem. Fulano é do bem. Essa empresa é DO BEMzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz. (como se empresas não visassem lucro)

- Trabalho numa ONG* (e me acho melhor que todo mundo) ZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzz

- Gente monotemática. Turma monotemática. Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

- Viver e não ter a vergonha de ser feliz, BRASILzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

- Gente que acha que tudo é preconceito. Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

- QUALQUER tipo de militante. Tentou catequisar? Se acha melhor que todo mundo? Só fala sobre isso? ZZzZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz (incluo aqui blogueiras feministas que só sabem falar sobre os direitos da mulher. Desculpe, acho chato)

- Quem faz pose de intelectualzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.

- Isso é hype, isso é cool, lugar hypado, lugar bombantezzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

- Cris Barros falando de sua parceria com a OX. "É uma coleção YOUNG, COOL, FUN". Só que ela fala "yãn, cu, fã"zzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZzzz. Fale em Português, caralho.

- O Brasil é o melhor país do mundozzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.

Update: Jac. lembrou de algo MUITO Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz:

- É invejazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZ.

(* ONGs são legais. O que não é legal é quem trabalha em ONG e acha que é a salvação do mundo todo)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Quando eu era adolescente eu fazia listas de coisas a fazer e montava cronogramas de estudo. Eu era tipo a Monica Geller e sua mania de arrumação, só que com 14 anos. Acho que toda essa dedicação e excesso de organização numa época em que eu devia estar cabulando aula pra jogar truco causaram um efeito bizarro em mim, agora adulta e burra velha. Eu não sou organizada. Eu tenho preguiça de organizar as coisas. Mais do que preguiça, eu tenho um certo receio de despertar a maluca com TOC por organização que habita meu ser. Acho que se essa maluca acordar e voltar a viver, eu vou me tornar uma pessoa neurótica que organiza tudo por ordem alfabética.

Mas atingi um ponto em que eu PRECISO dessa Monica monstra com TOC. Estou virando a rainha da procrastinação, dos milhares de papéis fora de pasta, das contas da casa misturadas com as contas pessoais. Estou me enlouquecendo sem me dar a chance de libertar a monstra que vai facilitar minha vida.

Então eu vou libertar a danada. Vou me deixar levar pelo espírito organizador. Vou deixar tudo tinindo e organizado por cores e ordem alfabética. Vou catalogar, vou fazer planilhas no Excel. E aí, quando tudo estiver em ordem, mando Moniquinha ir dormir novamente. Espero que ela aceite.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Amizade na piscina

A essa altura do campeonato vocês sabem que eu não sou uma pessoa muito sociável principalmente em ambientes cheios de desconhecidos. O que significa que, na natação, por exemplo, eu basicamente entro na água, nado por 45 minutos e saio da água praticamente sem falar com ninguém - salvo com meus professores. Por causa dessa minha certa falta de habilidade social, eu acabo muito mais ouvindo os outros do que falando, e prefiro assim. E, por prestar atenção em conversas alheias, ouço pérolas ótimas.

Faço aula de natação num horário em que só tem velhinhos na piscina. E eles conversam muito. Há sempre uma senhora que nada bastante e um senhor que só caminha dentro d'água. Ele não consegue andar direito mais, então precisa se exercitar dessa maneira. O velhinho sempre tenta puxar papo, mas eu não dou tanta trela senão ele fica falando os 45 minutos da aula. Aí hoje eu vi que ele e a velhinha nadadora estão fazendo amizade. Eles ficaram apostando "corrida" na piscina e a velhinha, que sempre chegava antes dele, às vezes demorava um pouco mais nas braçadas pra dar uma "lambuja" pro velhinho. Palavras dela. Aí uma hora em que eles pararam pra descansar começaram a falar sobre cinema. Cinema italiano. E ficaram um tempão conversando, pra depois voltarem a apostar corrida.

Achei tão fofo. Acho que quando eu ficar velhinha vou querer fazer amigos na natação.

Eu recomendo

Pra você, xóvem vaidosa que mora ou trabalha em Pinheiros e imediações, ou simplesmente curte bater uma perna na região, vá à Perfumaria 2000, na Teodoro Sampaio, número 2000 e pouco. Fui lá na semana passada pra testar se eu seria incomodada por vendedoras sem educação e MARAVILHA! - não fui. As que vieram me perguntar se eu precisava de ajuda se retiraram educadamente depois de minha negativa. A Perfumaria 2000 tem toda a linha de maquiagem da Vult e do Duda Molinos, além de uma quantidade infinita de esmaltes - pra você que curte acumular vidrinhos, é o paraíso!

Eu queria ter fotografado algumas coisas e anotado preços, mas estava com pressa.

De qualquer maneira, fica aí a dica. Diga não à Sumirê!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Fui ontem à perfumaria Sumirê da Teodoro. A Sumirê tem muitos produtinhos em conta - isso é bom. A Sumirê tem vendedoras comissionadas que empurram mercadoria nos clientes - isso é péssimo. Eu queria comprar shampoo para mim e para meu marido. E, sem falsa modéstia, eu entendo de shampoo. Eu sempre li a respeito, bem antes da época de blogs de beleza. Com o boom dos blogs, melhor ainda - continuei lendo e conheci mais produtos ainda. Já testei muitos e muitos shampoos e sei o que funciona em minha madeixas. Não adianta vir me empurrar marca X, não vai rolar - eu sei o que eu quero. Mas, assim como em papelarias, eu posso passar horas numa perfumaria, vendo rótulos, cheirando produtos... Isso dá às vendedoras a impressão de que sou perdida. Pois bem. Ontem vendedora em idade avançada vem me atender:

- Bem, posso te ajudar?

Não, não pode. Respondi isso: "Não, pode deixar, eu já sei o que quero".

- Mas você conhece os produtos Acquaflora?

Cara, conheço. Usei e deixou meu capelón um horror. Conheço meninas que usam e gostam - eu não gosto. Assim como conheço meninas cujos cabelos ficam lindos com Niely Gold - os meus não ficam. Meus cabelos gostam de Seda (!!!) e Ecologie.

Respondi que sim, conheço a marca. E não, não gosto. Deixou meus cabelos feios.

A vendedora se sentiu ultrajada. Como se eu tivesse dito que a neta dela tem cara de mamão ou coisa assim. E solta a frase matadora:

- Ah, mas se seus cabelos não ficaram bons, é porque você não sabe lavar direito. Você não usou o produto direito, porque Acquaflora é maravilhosa.

AMIGUINIA, eu sei lavar os cabelos, sempre soube. Depois de ler as dicas da Paola, então, nem se fala. Meus cabelos nunca estiveram tão ótimos - graças à lavagem com o tipo certo de shampoo.

Olho pros cabelos espigaçados da vendedora. Gatam, não rola vir me falar de produto maravilhoso se seu cabelo tá no estilo choupana. Respondo, tranquilamente:

- Ué, mas alguns produtos são bons prumas pessoas e ruins pra outras. Pra mim, não funcionou, que bom que funcionou pra você.

Peguei meu shampoo Ecologie e rumei ao caixa. Não sem antes agradecer à vendedora MALA pela atenção - porque sou educada.

Foi aí que a vendedora VIROU A CARA PRA MIM. E as outras vendedoras deram risadinhas.

Véia vira a cara pra cliente, vendedoras apóiam.

Aí está um ótimo exemplo de staff bem treinado e pronto pra atender diretamente o cliente.

Sumirê, não voltarei aí jamais. Mesmo porque a Perfumaria 2000 é maior e mais perto de casa, beijos.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

The dog days are over

Depois de um dia de cão eu decidi que já passei por muita coisa e se tem algo que aprendi é que o que acontece de ruim agora pode ser o início de uma mudança pra melhor. Sabem aquele vídeo do Steve Jobs numa formatura de Stanford? Não vou procurar agora, estou levemente alcoolizada e com preguiça. Procurem e assistam, vale a pena. Pois então, o discurso de Steve valeu pra mim mais do que qualquer baboseira de auto-ajuda que exista nesse mundo. Eu transcrevi várias partes porque são quase que um mantra pra mim. Podem rir. Então o pensamento de hoje é:

*rufem os tambores*

"Sometimes life's gonna hit you in the head with a brick. Don't lose faith."

Outra parte, que na verdade vem antes dessa que eu citei acima, mas what the hell, eu coloco a ordem que faz sentido pra mim:

*mais tambores e agora, trombetas*

"You have to trust in something. Your guts, destiny, life, kharma, whatever. Because believeing that the dots will connect down the road will give you the confidence to follow your heart even when it leads you off the well-worn path and that will make all the difference."

(pode conter algum erro pois o áudio estava um pouco ruim)

E é isso, sabem. Eu acredito no meu trabalho, de verdade. Eu acredito que a filosofia do meu trabalho faz sentido. Eu poderia ir trabalhar em qualquer escola. Eu poderia ganhar bem trabalhando em algum lugar que promete fluência em 18 meses através da metodologia inovadora que de inovadora não tem nada. E eu seria infeliz. Porque eu não acredito em fluência em 18 meses. Nem em aprendizagem garantida. Não existe garantir a aprendizagem de alguém dizendo que, no final do curso, ela vai prestar um exame internacional (o mais fácil deles, por sinal) e que isso a colocará no mercado. Não existe uma metodologia ou abordagem de ensino que funcione para todos. Não existe curso eficaz focado 100% em conversação - isso é balela pra vender. Se eu trabalhasse em lugares que prometem isso eu estaria traindo a mim mesma. E isso é pior do que qualquer outra coisa pra mim.

Às vezes a gente precisa de uma puxada de tapete da vida pra realmente correr atrás das coisas e fazer tudo acontecer. Comigo sempre funcionou assim. E, parando pra analisar, minha vida está longe de ser uma vida com dificuldades. Então é o momento de enfiar o rabo entre as pernas e correr ainda mais atrás do que eu tenho que fazer. Há 3 anos e meio eu tive a coragem de largar um emprego com registro em carteira, onde eu era muito querida pelos colegas e pelos alunos, um lugar onde eu poderia ficar por anos. Larguei por algo que acreditei ser o melhor. Ano passado eu dei outro passo e comecei a estruturar minha escola. Meu negócio.

Eu tenho motivos para ter orgulho. Apesar da professora que foi pra Jamaica, dois outros professores que trabalham comigo disseram que sou muito ética. E que realmente gostam de trabalhar comigo. Isso é motivo para seguir em frente com toda a coragem do mundo.

Então depois de chorar de preocupação, eu fui pra minha aula de jazz e voltei feliz. Cheguei em casa e bebi cerveja com meu marido. Estou levemente alcoolizada agora e, logo mais, vou treinar a coreografia do aquecimento da aula aqui na sala mesmo. Assim eu sou feliz.

E amanhã eu continuo. Agora com mais determinação do que antes. As coisas podem demorar um pouco a acontecer. Esse não é o primeiro obstáculo e nem será o último. Mas eu sei que estou fazendo algo bacana. E isso, no final, é o que mais importa.

"Have the courage to follow your heart and intuition. They somehow already know what you truly want to become. Everything else is secondary."

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sou fofa?

Um conhecido meu, publicitário, começou um blog sobre feijoadas. Ele ama feijoadas, sempre se refestela de feijão preto e que tais aos sábados, então fez um blog a respeito. Bacana. Um dia estávamos falando a respeito do blog dele, eu disse que tinha lido e deixado um comentário - eu era a Chu (ele não conhecia meu codinome nerd). Ele disse que tinha visto. NI QUI eu disse que sabia que meu blog não era temático, mas que eu curtia mesmo falar minhas besteiras randômicas assim mesmo, blablabla. Meu conhecido vira e fala "ah, mas o legal é blog temático!!!!".

Pôxa.

Eu não acho. Aliás, o que eu acho é que existe espaço para todo mundo. Blog temático, blog diarinho, blog do que for. Afinal, lê quem quer. Se minhas aleatoriedades ainda são lidas, mesmo depois de tantos anos tendo blog pessoal, é porque ainda tem gente no mundo que gosta de ler blog pessoal.

Então, só queria dizer que, apesar de não responder, eu leio todos os comentários e, sempre que a pessoa deixa o endereço do seu blog registrado, eu vou lá, conheço o blog, xereto, leio alguns posts...

Vi que vários blogs de pessoas que não conheço me linkam, várias pessoas que não são do meu "círculo de nerds conhecidos" comentam - acho isso muito, muito legal! Afinal, eu só escrevo posts sobre assuntos completamente aleatórios num formato de blog absolutamente old school.

Então, obrigada pelos comentários e pelas visitas!