terça-feira, 9 de junho de 2009

Voulez vous manger de soup avec moi, ce soir?

Alegria é ir dar a última aula do dia, chegar na casa da minha aluna (a única que tem aulas em casa, privilégio) e encontrar a mesa do jantar posta. O namorado dela, francês E chef (timete!) havia feito sopa de bacalhau pro jantar e queria que eu jantasse com eles. Aula de conversação com sopa de bacalhau deliciosa, quentinha e temperada, um tiquinho de vinho (minha aluna bebeu e soltou o verbo. Eu estava trabalhando, tomei um gole apenas), pão caseiro e bombons de sobremesa. Saí de lá muito "aconchegada", sabem? Uma aula assim por semana e meu stress diminuiria consideravelmente.

Tristeza é ver que ficar sem estudar Francês por tantos anos fez com que o que eu havia aprendido praticamente sumisse. Tudo que eu consegui entender foi depois de falar inúmeras vezes ao Monsieur: "parlez doucement, s'il vous plaît". Devagar aí, Senhor U La La, que eu sou nível pré-iniciante. E pra falar, que vergonha. Nessas horas ser professora é bem ruim. A auto-crítica atinge níveis estratosféricos, eu fico neurótica por falar errado. Oui, é uó.

3 comentários:

gi disse...

Ai, que delícia de aula! Eu como comidinha espanhola no meu e quando a noite tá muito busy, eles dão shotzinhos de tequila pra animar a galere. Não é tão ruim, eu acho. :}

Caco disse...

hehehehe
Talvez, a exemplo da tua aluna, tu devia ter bebericado um pouco mais de vinho. A fluência ia rolar solta! (com direito a beicinhos e bocas, do jeito que pede a língua francesa)

Bisus
CACO

Anônimo disse...

Agora me senti péssima porque nunca te dei uma sopa delicious durante nossas aulas. Nem mesmo um bombom delicious.
Shame on me!