domingo, 23 de março de 2008

Produtos caros x produtos baratos - um post basicamente para meninas

Mas, antes de falar sobre os produtos, uma historinha pra explicar como eu cheguei aos produtos que usei - caso seja mais um leitor preguiçoso, pode pular pra parte do texto com letras normais:

Desde quinta-feira à noite eu fui acampar na casa de um amigo. Estávamos em 5 pessoas, sem contar os agregados que chegavam, bebiam, comiam, saíam, voltavam. Sexta-feira rolou um churrasco alcóolico a tarde toda. Onze horas da noite eu resolvi tirar o cheiro de carvão e carne do corpo e, surpresa, não havia condicionador na casa. Dã pra mim, que não levei meus produtos de embelezamento e desconsiderei o fato do meu amigo ser careca. Por que ele teria condicionador, afinal? Bem, ao menos o shampoo era Kérastase - meus cabelos podiam não ficar lindos, mas ficariam ao menos ligeiramente apresentáveis. No meio do banho, porradas na porta interrompem o ritual sagrado da limpeza. Era uma voz de bêbado berrando que eu me apressasse porque íamos sair. S-A-I-R - a trupe toda estava alvoroçada pra ouvir música (já estávamos ouvindo), dançar (já estávamos) e beber (DUH), mas enfim, as pessoas têm fogo no rabo pra balançar a bunda em lugares públicos. Mas vamos recapitular a coisa toda: eu estava na casa de um amigo, que é perto da minha casa, passando o dia num churrascão. Obviamente eu não tinha levado nada além de camiseta, chinelos, short, biquíni e calçolas. Em minha cabeça, eu não precisaria de nada mais, afinal, eu não costumo levar roupas de gala e sapatos de salto prum churrasco tosqueira. E eu não iria a canto nenhum de cabelos zoados e chinelos.

Saí do banheiro já avisando: vou pra casa, me troco e depois me encontro com vocês. Ouvi protestos. Besteira, você fica ótima de chinelos, não precisa secar cabelos nada, short tá na moda, legal é mulher ao natural. Tá, dois meses sem depilação, sem produdos pro rosto e sem condicionador e eu quero ver se alguém encara a mulher das cavernas. É realmente difícil pra muitos homens entenderem esses pormenores de beleza femininos. Foi quando a salvadora da minha noite entrou em ação. Minha única companhia feminina nesses dias, a namorada de um dos meus amigos, disse que me emprestaria vestido, sapatos, maquiagem e VIVA! algum produto capilar pra que eu saísse sem parecer que eu estava fantasiada de Elba Ramalho. Finalmente alguém que entendeu o meu grande drama (rá). E é aqui, depois desse enorme prólogo, que entra o assunto do título:

Eu acredito que produtos capilares mais caros fazem mesmo efeito. Vejam bem, fala aqui uma pessoa assumidamente neurótica com cabelos. Troco de shampoo sempre, testo produtos, deixo de usar alguns na metade, posso discorrer sobre marcas com a maior propriedade. Meus cabelos são finos e ondulados, eu uso secador sempre, preciso dos fios muito hidratados. Que me perdoe a Niely "que capelow lindow", mas a verdade é que esses produtos têm um efeito bom na hora por um motivo simples: a maioria tem silicone na formulação. O silicone funciona apenas na superfície do fio, produzindo um efeito de brilho e maciez. Mas eles não tratam o fio, só servem meio como um óleo selador. Matéria-prima de qualidade é cara mesmo. Produtos que realmente tratam os fios, o couro cabeludo, que deixam o cabelo hidratado de verdade são mais caros porque utilizam princípios ativos BONS - e são, conseqüentemente, mais caros. Eu tenho usado Lifetex e Kérastase, que são produtos mais profissionais, `venda somente em salões autorizados. Às vezes uso os produtos da Éh, que são mais em conta que os outros citados e são vendidos em farmácias e perfumarias. Na sexta-feira a namorada do meu amigo me emprestou um produto da Kérastase que nem tem no Brasil ainda, o Voile Nuit. É um líquido pra se usar à noite - ele trata os cabelos enquanto você dorme. Eu não fui dormir, mas o produto fez muito bem seu trabalho: os fios ficaram ondulados e domados. Dancei a noite toda e mesmo assim não assustei ninguém com minha cabeleira, porque fiquei longe do look "Meu nome é Gal". Então, minha avaliação pra produtos capilares mais caros é: valem a pena.

Aí chegou a hora da maquiagem. A salvadora da minha pátria tinha marcas que eu não tenho: Lancôme, Clinique, Bourjois. Eu sei que são marcas famosérrimas que muitas mulheres amam. Eu tenho certa neurose com a pele, mas se não tenho culpa em pagar 50 reais num shampoo, tenho em gastar 70 reais num pó compacto. Sinto culpa mesmo, não gasto. Não que eu não queira - não vejo a hora de algum amigo passar por um Free Shop da vida e me trazer alguma maquiagem da MAC - que é beeem mais em conta no exterior. Mas enfim: eu uso Maybelline, que é boa e acessível. Na sexta eu usei base da Clinique, rímel e delineador da Lancôme, pó Bourjois. Meu veredicto: Maybelline arrasa. Sorry pro pessoal que defende ardentemente as marcas carésimas e eu acredito que em muita coisa elas sejam boas. Mas a maquiagem que faço com meus produtinhos mais em conta fica muito melhor e dura muito mais do que a que fiz na sexta-feira com produtos famosos. Em certo momento da noite tiraram uma foto minha e parecia que a maquiagem já tinha ido toda por água abaixo: eu estava horrorosa. Eu dancei muito, é verdade, mas não podemos esquecer que eu geralmente danço a noite toda quando vou pros meus bailes (oi, terceira idade) de dança de salão ou shows e a maquiagem até sai um pouco, mas não o suficiente pra me deixar com cara de suada e demaquilada. Não curti e prefiro minha nécessaire mais econômica - que, obviamente, não contém produtos de marcas duvidosas, mas também nada de 100 reais.

E vocês, minhas amiga telespectadora, que produtos usam?

12 comentários:

gi disse...

Eu uso Natura, porque sempre tenho alergia a base, delineador, etc. Os da Natura não me deixam vermelha e inchada. E são bem em conta, hehe.:)

Shampoo eu uso Dove mesmo. E não uso condicionador nunca, senão meu capelón fica oleoso muito rápido! Uma vez por mês faço hidratação em casa. Seco sempre com secador, mas nunca escova ou chapinha.

qq6achäo?//

Beijos, minha lindona.

Patricia Scarpin disse...

Concordo contigo quanto aos produtos para cabelo. Faço escova no cabelo todo dia há mais de 5 anos e sempre usei os produtos John Frieda - xampu, condicionador e o mais importante, o defrisante temporário. Milagroso, deixa a escova linda e protege mesmo o cabelo. Às vezes uso condicionador Kerastase, aquele verdinho claro para cabelos danificados (creio eu).
Quanto estava em Paris comprei um condicionador da Pantene e era maravilhoso. Baratinho, mas deixava o cabelo ultra macio. Depois que acabou, comprei um Pantene aqui e é igualzinho.
Agora, ando usando Clear (pois meu cabelo começou a ficar oleoso e com tendência a caspa) e o acho muito bom. Não resseca o cabelo. Daí uso condicionador Pantene ou John Frieda Frizz Ease e termino com o tal defrisante.
Não uso maquiagem, só rímel e gloss, sendo este Natura e o anterior Maybelline. Acho incrivelmente bom - meus cílios sem bem compridos e já usei vários rímeis importados carésimos para pentear os bichinhos e não deu diferença nenhuma.

lilla disse...

Faz um tempo que eu tô usando shampoo e condicionador Paul Mitchell, mas eu sempre mudo. Antes era qualquer merda, porque mal tinha cabelo, mas agora que tô deixando crescer precisei me preocupar um pouco mais. Maquiagem eu uso de tudo, mas o pó é sempre aquele da Maybelline de "déz reau". Nenhum outro que eu usei foi melhor que esse até agora. Mas sou uma pessoa sem preconceitos. Lógico que não dá pra usar aquelas maquiagens da Barbie, mas se for bom, eu arraso mesmo. Foda-se.

Saudade de vc, caralho.

Anônimo disse...

Eu concordo que os melhores produtos de cabelo são os caros. Kerastase, preferencialmente. Mas em tempos de vacas magras a gente tem que se virar com coisas mais em conta. Eu já usei muito xampu seda e tudo o que eu posso dizer é que seda sucks! O Finesse é bom. Custa uns 30 reais, mas o pote é grande. Creme rinse pra mim tanto faz. Finalizador só uso se for kerastase e no momento não uso nenhum porque todos que eu tentei deixaram meu cabelo uma cola sebosa.

Pra maquiagem eu uso muito MAC. Tenho uma base e um pó que são perfeitos e deixam a pela um cetim. Já o delineador é ruim, só sai com removedor. Meu lápis de olho é do Boticário e eu gosto muito. É barato e bom. Aliás, o Boticário tá com uma linha de make bem legal e em conta. Mas eu acho os produtos da Maybelline ótimos, usei durante muito tempo, não deixam nada a dever. Lancome é bom, Clinique nunca usei. Shiseido não curti.

Acho que é isso que eu tenho a acrescentar, rs...

Srta.T disse...

Ai, sou bicha pra cabelo também, vc sabe. Aliás, sabe também que a possibilidade de eu fazer a Elba é trocentas mil vezes maior do que a de outros cerezumanos (incluindo vc, que tem cabelo bom *ódia*). Tou usando John Frieda, produtos para loiras, e tenho gostado bastante. Mas ó, tem coisa boa no mercado nacional também. A linha Éh, Natura, Vizcaya... são decentes pro bolso e pra cabeça.
Maquiagem é complicado. O único pó que eu consigo usar é o translúcido da Payot. Esses tempos descobri uma base, da Natura, que não me faz parecer a Morticia Adams. Complicado achar produtos pra pele muito branca aqui no Brasilsilsil. Rímel péssimo, que não recomendo NUNCA: Maybelline. Avon é muito melhor, e marba.

Te vejo essa semana?? Beijoca!

Juliana Eliezer (Joo) disse...

Ai, ai, ai... rímel da Lancôme, suspiros. É o segundo melhor rímel que usei na vida, e dele nem tenho mais na gaveta. Do melhor deles, Bourjois, ainda tenho dois no estoque. Mais facinho de encontrar (e mais em conta também) é um L'Oreal que altamente recomendo. Ele vem com dois compartimentos: num deles um "engrossador" de cílios pra usar primeiro e, no outro, o rímel propriamente dito. Vende na Renner.

Camila disse...

Gi, se eu não usar condicionador é uma desgraça sem fim... E bom saber que maquiagem da Natura é boa. A Natura me causa toda uma boa impressão por conta dos produtos com matéria-primas brasileiras...

Lilla, Paul Mitchell tá na minha listinha de "to try". Li num blog que a máscara de tratamento é ótima e não custa os abusivos 98 reais da Masquintense da Kerastase. 98 lascas que não gastei, preferi gastar 25 numa máscara da Éh mesmo. E saudades também, vc anda muito ocupada... Nhé.

Darling, tô doooida pra comprar essa base que você falou. E que finalizador Kerastase vc usa? Já usei o shampoo Finesse e achei bem digno, viu...

Palita, eu acho seus cabelos belos e bem tratados. Quando eu era encaracolada, nem a pau que meu picumã ficava que nem o seu. Foi por isso que comecei a longa série de tratamentos e hoje em dia ele é ondulado. Eu já usei Vizcaya e não gostei nadinha. Levei pra Natal e meus cabelos ficaram PALHA. Tive que sair correndo e comprar um Elséve Sol de emergência... E noffa, Maybelline pra mim é uma das melhores marcas de rímel! E vamos sim, dona branquela.

Joo, eu não curti o rímel Lancôme não. Da Bourjois já usei lápis e alguma outra coisa que esqueci e não gostei. O lápis não é nada macio... Acho que esse rímel da L'Oreal que vc falou eu já testei e é bom mesmo. "Cilhos" belos demais!

Loo disse...

eu baseio minhas compras de supérfluos nessa lista:

http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm

Anônimo disse...

oi querida...
amei seu post, pra variar, vc sempre arrasa...
eu uso loreal, mas gosto muito de "alguns" produtos da lancome...
Me manda aquele e-mail que vc disse que vai me mandar...
saudades de fofocar com vc.
Super beijo.

Camila disse...

Earl, tenho um conhecido que trabalha no Greenpeace e eu vi um livretinho deles sobre todas as empresas que fazem testes em animais. A L'Oreal faz. Ou fazia. Fiquei mal, porque tem muitos produtos que só a L'Oreal tem. E eu me acho uma pessoa horrível por não ter deixado de usá-los...

Rooooooooooo, vou mandar! É que estou sem tempo essa semana, mas acho que hoje à noite e amanhã estarei mais livre. Aí te explico essa minha ocupação toda, hahahahahahahahaha!

Renata disse...

li seu post e me lembrei dessa comparação entre rímeis (qual é o plural?)
http://www.flickr.com/photos/18535002@N02/2355930583/

joana karina disse...

Maquiagem: Eu uso natura, boticário e AVON... E gosto muito!

Cabelos: Eu uso shampoo da natura, alternando com o da boticário (Amo!) E hidratação eu uso Bio extratus,e novex... é aquele baratinho de 1kg... Eu gosto dele! Na minha opinião, já uso ele faz um tempãoooo, e sempre dou progressiva e titura, e eles ficam belíssimoss... Sempre!!! Acho que varia muito de pessoa pra pessoa... Eu tenho cabelo de pobre, ele se dá com quase tudo, ainda bem pq não preciso gastar muitooo dinheiro com tratamento, e nem hidratação em salão eu faço... Só vou no salão cortar, dou chapinha 2 vezes por semana e é essa rotina, faz uns 5 ou 6 anos já... E meu cabelo põe muito cabelo 'caro' no chinelo, viu!!!! Bjus!