terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Get on your dancing shoes...

Toda vez que coloco meus sapatos de dança (eu tentei dançar com meus sapatos, mas scarpin machuca o pé, rasteirinha é desajeitada, all star é imprórpio) eu me lembro dessa música do Arctic Monkeys. O que significa que em todo começo de aula de dança eu estou mentalmente berrando um rock enquanto as pessoas estão sacudindo ao som de forró, invariavelmente Falamansa. Banda, aliás, que poderia ser usada como cobaia em alguma expedição à Marte. Bastava o Tato começar a cantar "pra surdo ouvir, pra cego ver, que esse xote faz milagre acontecer" que os marcianos ficariam irritados e sairiam de suas casas pra exterminar aquele mal alienígena. Pronto, teríamos aí um bem à humanidade e uma façanha científica: sem Falamansa no mundo e a prova de vida extraterrestre. Dou graças aos deuses que Natiruts não seja forró, porque senão eu choraria de tristeza toda aula. É como disse o Matracaman (novo personagem que será descrito brevemente): "cadê o bom e velho Gonzagão? Cadê a Elba?". I agree, Matraca, I agree.

E aí vem a hora do samba de gafieira, que chega a ser um refresco para meus fatigados tímpanos: geralmente rola um sambinha eshperrto, e eu gosto de samba. Tristeza é quando meu professor quer nos castigar e coloca Katinguelê pra gente dançar. Cada "Inara-inara-inaraí" ou "lua vaaaaaai" eu tenho vontade de começar a rir e fazer passinhos ridículos, aí erro todos os já complicados passos da gafieira. Na hora do bolero eu acho ROOTS, rolam uns "La barca" firmeza, uns Julio Iglesias e pô, Julião é amor. Na hora da salsa eu não entendo patavinas das músicas, geralmente rápidas demais pro meu parco espanhol. Quando eu entendo é sempre algo brega pra caralho, tipo o amor se foi, o amor ficou, volta meu amor, vem bailar la salsa. Mas salsa é muito legal, então tudo bem. Na verdade, salsa, forró, samba e bolero são muito legais - mas a vantagem da salsa é que consigo ignorar as letras.

Agora triste, triste mesmo, são as músicas de zouk. Porque eu faço o curso específico de zouk - iniciantes. É logo depois da minha aula e minha turma quase toda começou a fazer. Não tenho mais idade pra peer pressure, eu sei, mas eu fiquei uma aula esperando o pessoal pro café, a outra aula pro sorvete e aí, quando dei por mim, já estava lá deslocando meus quadris. O zouk faz você deslocar os quadris, mas tem a vantagem de te preparar pra duas coisas: como fazer uma dança do acasalamento e como ser bailarina do Gugu. Ou ambas as coisas, caso você seja empenhada. É um tal de jogar cabelos e fazer movimentos lânguidos e rebolar e cair pra trás (famoso cambré). Só não desloco o poescoço porque durante a aula tenho outra preocupação um pouco maior: manter minhas partes pubianas um pouco distantes das partes dos parceiros. Porque né, pessoal, o zouk é GRUDADO. E eu tenho pânica daquele lance "meu popô no seu pipi" na hora de dançar (fui específica): fica aquele rala coxa dos infernos e VAI QUE a pessoa se empolga. Vai que. Melhor evitar. Então eu me policio pra manter a distância.

Ah, claro. As músicas do zouk. Zouk já é difícil - um dos motivos que me fez continuar nas aulas, apesar de não gostar tanto do gênero musical. Mas mais difícil do que deslocar quadris, mexer a bunda como se não houvesse amanhã, jogar os cabelos, fazer movimentos sinuosos pra trás e ainda não deixar o parceiro encoxar demais (sinceramente, encoxar já faz parte do zouk, é inevitável. Evitável é estar tão grudado que pode-se localizar o rim ou o fígado da pessoa. Isso eu evito demais) é aturar as músicas de zouk. Quando são em francês, menos mal, eu não entendo muita coisa. Mas quando é "My heart will go on" ritmo de lambada ou ainda "let it be" em ESPANHOL e em ritmo de lambada, rola todo um arrepio que, obviamente, é desgosto e não resultado de todo o contato corporal que só o zouk proporciona.

Por isso, minha dica: zouk é meio brega. Se você não for "dance freak" que nem eu, não faça. Crie você mesma a sua dança do acasalamento e arrase. E, em caso de seu sonho ser bailarina do Gugu, bem, então caia mesmo na dança, porque você já é brega. Uma coisa a mais, uma a menos, não fará diferença alguma.

---

E minha alegria porque vai começar "Dança dos Famosos"? Não me chamem pra sair aos domingos à tarde, pessoal. Desculpe, mas se antes eu já assistia todos, agora tenho mais motivos ainda: é tipo um laboratório pra mim. Eu pensei em ficar famosa só pra poder participar, mas acho que vai demorar. Então vou me dedicar bem às aulas pra poder ser jurada "lá vem a Chu lala lalalalalala!" e desbancar aquele mala sem alça do Carlinhos de Jesus.

Nenhum comentário: